A Segurança Condominial é um ramo especializado da segurança que tem como principal objetivo atuar preventivamente na preservação de vidas em complexos residenciais ou comerciais que podem apresentar-se na forma horizontal ou vertical.
O Plano de Segurança para condomínios é um conjunto sistemático de ações, elaboradas com base na Identificação e avaliação de riscos, com o objetivo de programar e dirigir ações de Seguranças necessárias para garantir a segurança do condomínio e de seus moradores e usuários. O plano de Segurança deve estar amparado pela identificação e análise de riscos de seguranças a que o condomínio pode estar exposto.
Para isso, fazer uma análise de risco é a primeira etapa de um bom planejamento. Deve ser feita uma análise externa e interna do condomínio, pesquisando o entorno e o histórico de ocorrências da região. Entender as particularidades dos condôminos e a cultura de segurança local é um passo essencial.
A análise deve contemplar também a estrutura física do prédio, analisando barreiras perimetrais, portões e guaritas. Os equipamentos de segurança eletrônica (câmeras, alarmes e sistemas de controle de acesso) devem ser considerados no planejamento e avaliados se são suficientes para as demandas de segurança do local, esse planejamento determina os planos de ações e as resoluções que devem ser aplicadas.
Existem diversos serviços que complementam e ampliam a atuação da Multi-Layers. Eles são definidos com base nas necessidades do cliente e podem variar.
Muitas medidas podem ser aplicadas para reduzir as possibilidades de ocorrências. Aliar o uso da tecnologia com procedimentos humanos, por exemplo, é uma forma cada vez mais necessária para garantir a segurança.
Outro aspecto interessante é a designação de vigilantes especializados para fazer rondas e atribuir a uma equipe o monitoramento por câmeras de vigilância.
A Multi-Layers conta com a mais diversificada linha de equipamentos e serviços para atender condomínios de acordo com a necessidade de cada projeto, tais como: