Na segurança eletrônica, o controle de acesso desempenha um papel importante para identificar as pessoas presentes em uma determinada área controlada.
O controle de acesso de pessoas em áreas restritas, como condomínios, empresas, salas, centro de processamento de dados (CPD), entre outros, é feito através de equipamentos como portas eletrônicas, catracas, torniquetes e cancelas. Todos os acessos são registrados em um software e banco de dados desenvolvidos para este fim que geram relatórios. Com isto é possível rastrear todas as pessoas que estão, ou estiveram presentes na área controlada. Para autenticar e autorizar uma pessoa são utilizadas diversas tecnologias como: cartão de proximidade, senha, biometria e reconhecimento facial.
Existem várias marcas e modelos de equipamentos de controle de acesso disponíveis no mercado na qual nós da Multi-Layers utilizamos de acordo com a necessidade de cada cliente dentre os mais usados: A Biometria, que utiliza o um leitor de impressão digital. Os Cartões de proximidade, que também podem se apresentar em forma de tags, contam com um chip interno que é lido pelo equipamento instalado na porta. As Senhas basta que a pessoa autorizada tenha a senha cadastrada no equipamento para que seu acesso seja concedido. Reconhecimento facial onde a pessoa é identificada pelo mapeamento do rosto através de uma câmera. A Portaria remota é um conjunto de equipamentos e serviços prestados pela nossa central de monitoramento 24 horas.